
Gpeto é formado em Design de Produto pela (PUC-Rio). Em 2019, aprofundou seus estudos na École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs de Paris. Em 2021, participou da Art-Rio com um site specific e, no mesmo ano, foi convidado a trabalhar como impressor no “Estúdio Baren”, onde imprimiu livros e gravuras para artistas brasileiros de destaque, como Luiz Zerbini, Rosângela Rennó e Marcos Chaves. Em 2022, integrou um ateliê em São Cristóvão, onde organizou exposições coletivas em espaços não convencionais, e em 2024 co-fundou o Virtua3000, espaço no Centro do Rio de Janeiro dedicado a projetos de arte contemporânea. Sua obra compõe o acervo do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR)
Sua pesquisa explora as dualidades entre a vida real e a digital, buscando capturar a complexidade e o caos desses mundos. A infância teve papel determinante em sua percepção do ambiente e do mundo ao redor. O contato constante com telas digitais moldou seu imaginário e influenciou suas referências visuais. Por meio da pintura, examina a permeabilidade entre memória e imaginação, entre recordações reconstruídas e realidades alteradas.
Há em seu trabalho um interesse em mapear como o virtual se comporta dentro do mundo físico. A imersão em uma tela de celular provoca um esgarçamento da imagem digital, sugerindo uma invasão no espaço material. Suas pinturas buscam apontar o rastro da imagem, evidenciando como resíduos visuais do digital penetram o que entendemos como real quando as telas são deixadas de lado. As chamadas “imagens pobres” (STEYERL, Hito. In Defense of the Poor Image), de alta circulação e baixa qualidade, ao serem apropriadas, perdem seu caráter dinâmico.
A construção de sua obra parte da pesquisa em arquivos imagéticos, recuperando imagens familiares que já cumpriram sua função e foram descartadas. Trabalha com repetições, sobreposições, distorções e deformações como uma forma de escavação da memória. Pessoas próximas surgem em meio às composições, criando um diálogo entre realidade e ficção. A série Paisagens Digitais nasceu do interesse em materializar mundos regidos por outra ordem. Utilizando programas de modelagem 3D, aproxima-se de um processo de escultura digital, criando cenas impossíveis e paisagens distópicas.
A escultura surge em sua prática como o desejo de representar corpos impossíveis de serem alcançados pela materialidade da pintura. Nessas obras, seres imaginados a partir das paisagens tensionam o contraste entre o orgânico e o sintético, entre desejo e repulsa. Suas formas pontiagudas e garras remetem à agressividade, enquanto suas cores e brilhos evocam fascínio e atração. Há também o interesse pelo que parece ser, mas não é: materialidades que enganam. Esculturas que aparentam peso, mas são leves; que parecem cerâmica, mas não o são.
EXPOSIÇÕES
Grupo
2017 ANoiva, Galeria Escafandro
2017 - 2018 Festival de primavera PUC-RIO
2018 #1COFRE, Espaço Apis
2018 Feira de Impressos, MOTIM, Brasilia
2019 Feira de Impressos, Bananeira
2020 Portes Ouvertes, ( ENSAD ) Paris
2021 Um Pouco de Sonho e o Resto do Óbvio, Galerie Refresco
2021 Ja é Setembro?, Martha Pagy Escritorio de Arte
2022 Festival Imaginária, São Paulo
2023 Cronicamente Online, 25M Sala De Projetos, São Paulo
2023 Catavento23, São Cristóvão, Rio de Janeiro
2024 Nova Bella 86, São Cristóvão,Rio de Janeiro
2024 Bronze Noturno, Galeria Refresco
2024 Entre a Seiva e o Mel, Atelier do largo, Rio de Janeiro
2025 Moscas Volantes, Virtua 3000, Rio de Janeiro
2025 Entre sonhos e monstros, Fabrica Bhering, Rio de Janeiro
2025 Um a Um , Virtua 3000, Rio de Janeiro
2025 Entre Colapsos e Encantamentos, Galeria Reocupa, São Paulo
2025 Oásis Graal, Espaço Caroço, São Paulo
Individuais
2019 Sorria você está sendo filmado, Na.casa
2021 Fakecrenças e Technohabitos, Martha Pagy Escritorio de Arte
2022 Vigília, Espaço Kasulo
2024 Cavalo de Troia, Casa Voa
2025 Organismo Sintético, Galeria Refresco
COLEÇÕES
Museu de Arte do Rio (MAR)
Rio de Janeiro - Brasil
Gpeto.net@gmail.com
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